segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Canion del Colca



Domingo 9h da manha a van da agencia passou na hospedaje e nos pegou para o tour, na van tinha 5 americanos(uma familia e uma gringa que passou mal todo o passeio, só vi ela dentro da van), dois casais de peruanos jovens, um casal italiano jovem, um argentinho com uma péru e uma alema folgada. Subimos em direcao a Chivay povoado na beira do vale do colca, até chegarmos lá passamos por vários povoadozinhos menores, miradores e campos onde vivem a fauna selvagem andina: lhamas, vicuñas, guanacos,àguias... a subida é severa chegamos no ápice de 4.900m de altura, ficamos 20 minutos e descemos para 3.700m. Nao senti nada além do natural cansaco e lentidao, ninguém do grupo passou mal mas tinha um cilindro de O2 na van, o frio também foi cruel com temperatura negativa à noite. Demos sorte de novo e pegamos a cidadezinha de Chivay em festa da padroeira da cidade, quatro palcos na praca, show pirotécnico, dancas e rodas pela rua. O povoado é roots bem tradicional, duas tribos indigenas originaram a cidade, se diferenciam hoje pelo chapéu que usam, mas antes eles deformavam o cranio para se parecerem com os vulcoes que ficam perto de suas antigas aldeias, um vulcao é maior e eles alargavam o cranio o outro mais plano e menor e entao essa tribo achatava o cranio, mas de noite na praca tava todo mundo cabecudo de pisco, só na chapada que eu vi uma concentracao de pé inchado parecida. Jantamos num restaurante típico com musica e danca folclorica, me amarro nesse som andino, o rango era bom mas eu estava com a barriga meio desarranjada e tomei uma sopa. Fomos para o albergue 11:30pm e 5 da manha estavamos de pé para poder ver os condores no vale, um frio du c... fora que na rua do albergue passou fanfarras a noite toda no pé de nossa janela. Seguimos agora dentro do vale, magico ese vale com terracos de cultivo e lagoas por toda sua extensao, no topo das montanhas gelo, paramos em diversos povoados pequenos e em vários miradoes, visual intenso e imersao na cultura tradicional que parece nao ter sido colonizada pelos espanhois. 9:30am paramos num ponto e quem teve disposicao foi até o mirador de los condores numa trilha alucinante de 1h beirando o canion que é 1 dos maiores do mundo 1.200m de profundidade, vertigem e espanto meus caros, nem precisa falar que José foi e demorou 1h e 30 na trilha. Os condores só saem dos ninhos que ficam lá em baixo quando correntes de ar quente sopram o vale, na trilha tem vários miradores, faltando uns 25min para chegar no principal um dos passarinhos de 1m de altura e 3m de asa aberta deram um rasante proximo de onde eu estava andando, imponente ele passou olhando e piscou pra mim.. No topo eu e a turistada esperamos pelos próximos cerca de 30 min, e entao foi aparecendo a turma, 6 no dia de hoje, a guia disse que já viu 30 num dia. Lindo demais fiquei alucinado curtindo aquele visual incrível e o voo do condores. Amanha eu volto a escrever sobre esse passeio e posto as fotos, estou atrasado tenho que pegar o bus para Cusco daqui a pouco..

4 comentários:

  1. Fala cabron!!!

    Cadê as fotos dos bichinhos voadores (sou mais o nosso carcará...hehe)

    Então, dia 16 foi seu último relato, hoje já é dia 21, Dra. Ana não guenta não velho!! Já fica logo viajando... portanto, escreve aí mermão, nem que seja uma linha.

    Por aqui tudo na boa, frio, anteontem e ontem foram os dias mais frios do ano (19 e 17 graus). Ontem rolou tb show de Baia (que agora é cantor contratado da Som Livre, vai aparecer até no Faustão...). Outra novidade é a nossa equipe montada (Massa Tricolor) para ir pro show do Rage em SP. Eu, Quencas, Bofe, Lombroso e Icó já agilizamos ingressos, passagem e hospedagem. Uma grana da porra, mas tá valendo!!

    No mais, Golias está morrendo de saudade de vc (ele me disse) e Pirulito se recupera de um estiramento muscular (é mole?) depois de alguns pulos com seu preparador físico (eu). Pra finalizar, continuo por aqui com uma média de 4 à 5 gols por baba, mais magro que o fenômeno...

    abração e curta aí, mas cuidado com o cusco heim...hehe

    Manga

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu amor... Tem uma torcida super ansiosa aguardando seus relatos. Assim vc mata mãe e namorada do coração, e decepciona a legião de leitores assíduos do seu blog (tô divulgando horrores, viu?!).

    Beijão e saudades...

    ResponderExcluir
  3. Cade vc coro!!!!
    Esse relato ja li desde a semana passada!! Vai ser um por semana é???
    KKKKKKK
    Irado meu velho irado mesmo essa trip!!!!
    Se jogue e ponha essas fotos e mais relatos!!!
    Abraçãoo
    Marcel

    ResponderExcluir
  4. JOTA!!!!!!!

    Cadê vc com as novidades??!!
    Aguardamos sinais de fogo...

    Beijos;
    Vivi

    ResponderExcluir