sábado, 7 de agosto de 2010

salvador-sao paulo-lima








Após a partida de casa, despedida no aeroporto com emoçao, por vezes compreendo aqueles que preferem partir sozinhos sem se despedir de ninguèm. Me dei conta que estava novamente pegando a estrada quando o rapaz que ia ao meu lado puxou conversa, falou muito, resmungava que pagara de excesso de bagagem o mesmo valor da passagem; 52kg de excesso ao todo com taxa de 8 reais por kilo, 21kg de camarao (segundo ele 8 camaroes davam 1 kg), sururu, panelas...Conversar foi muito bom para me encontrar com meu propósito e deixar as emoçoes da partida no seu devido lugar. A conversa em si nao importava, tao pouco o mau hálito estragado do vizinho, o esperneio da criança do banco da frente selou minha convicçao. Acordei de sobressalto pensando estar num onibus da Bolívia.
Os horarios dos voos foram todos em ponto, em sao paulo encontrei Eduardo, o mano que conheci na Bolivia ano passado, iamos juntos porém uma zica do site decolar.com(nao recomendo) retardou a ida do mano. Emprestei minha mochila cargueira antiga, que esrava na mao de capela, para ele e parti para Lima. Cheguei no aeroporto e logo a senhora Emma, mae de Pedro um peruano que mora em salvador amigo de Thiago que conheci a poucos dias, me resgatou e fomos para sua residencia em San Miguel. Muito gente boa a senhora Emma e seu filho mais novo Jonatan, me trataram com muita atençao. Tomei um chá de mansanilla, pois estava com uma queimaçao no estomago (muitos gases), um banho quente e fui dormir. Na manha seguinte (sabado) estava certo de pegar um bus as 8h para Trujillo, mas preferi ficar em Lima durante o dia e pegar o bus da noite. Fomos comprar as passagens e cambiar dolares me despedi dos dois e tomei um taxi rumo ao centro. Às 10 estava na plaza de armas, que fica de frente para o palacio do governo e ao lado da catedral principal, caminhei para todos os lados, atè que encontrei uma oficina de informaçoes peguei um mapa e me situei. As 11h acontece a troca de guarda do palacio do governo, interessante a cerimonia, guardas estilo colonial com baioneta e tudo fazendo coreografias ao som de uma bandinha chupa catarro militar. Segui para o convento e museu de San francisco, data de fundaçao sec.XVI, paguei 3.50sol(meia) para entrar, um tour guiado de 1h muito bom também,tem uma biblioteca de mais ou menos 30 mil livros bem antigos, uma catacumba subterranea que abriga aproximadamente 25 mil corpos de franciscanos, muita caveira no lugar, sinistro. Almocei perto dali uma chufa de mariscos(polvo, lula,camarao e lagosta misturados com arroz e ovo mexido) servida, uma cerveja cristal e um cafè expresso por 24 sol, ambiente legal, led zepellin rolando. Às 2 e 30 desci em direçao a plaza san martin, comprei um ticket do bus metropolitano que da direito a 5 viagens por 5 sol e segui para Miraflores, bairro nobre beira mar. Percorri o malecón(orla) que é por cima de falésias com vista para o pacifico, boas ondas ao longo da costa com muita gente no mar. O bairro tem um ar de Europa, muitos restaurantes,um enorme shopping beira mar, hoteis 5 estrelas bares, praças, turistas de rodo. Muito bacana o astral do bairro, dizem que a noite também é agitada, mas viajo daqui a pouco, ás 11h e estou muído de caminhar.

3 comentários:

  1. Feliz por ter notícias suas e pelo seu regresso à essas terras mágicas (que o diga a nossa história!). Que Pacha Mamma abençoe o seu caminho... Já estou morrendo de saudades e ansiosa por novos posts!

    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc esteja curtindo mt o meu pais. Disfrute cada momento.

    ResponderExcluir
  3. É nois exporando a Civilizacao Incaica...que continue em paz o mochilao!!!!

    ResponderExcluir