quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Copacabana- Ilha do Sol









Partimos de noite de Cusco para Puno que é fronteira com Copacabana pelo lago titikaka, no lado boliviano fizemos os tramites de imigracao, americano para entrar na bolivia paga 135 usd, vi na minha frente um jovem ianque que nao sabia disso com a cara emfezada. Chegamos em copa comemos a famosa truta do titikaka e logo pegamos o barco em direcao a ilha do sol, o lago titikaka tem 10.000km2 e está numa altitude de 3.800m, incrivel como se parece com um oceano de tao grande e azul, ficamos no lado sul da ilha que possui uma infraestrutura melhor que no lado norte, nossa hospedaje fica no meio do morro, com vista ampla para o lago e as cordilheiras nevadas ao fundo, mágico esse lugar sentamos e ficamos contemplando o visual até que decidimos ver o por do sol no topo da montanha, onde fica o povoado de yumani(lado sul) a subida até que nao é muita, mas a 3.800m se torna penosa, por do sol lisergico e muito frio. Jantamos truta do titikaka sob a lua cheia, que lugar bom para relaxar. No outro dia acordamos e fomos fazer a trilha para o lado norte da ilha, comunidade de chalapampa, a trilha de 3h é em 4.000m de altitude, muito louco o visual da trilha, aqui senti um pouco a altitude mas nada de mais, e estava com a barriga meio embrulhada quase nao fui. O lado sul da ilha é mais remoto nao tem muita infra e é conhecido por ser mais mistico e energetico, as prais mais bonitas ficam aqui. De tarde conhecemos a Elisangela, mineira que estava hospedada no quarto ao lado, ela passou 10 anos na igreja batista e entao comecou a questionar tudo e resolveu partir para bolivia atrás do cactus de san pedro ou peiote (mescalina), que vende livremente no mercado das bruxas em la paz, uma espanhola que passou a primeira noite no lado sul se picou para o lado norte atrás do misticismo e também estava atrás do peiote. Ao todo sao 165 familias no lado sul e 150 no lado norte, nao se vende terrenos na ilha. Um nativo da ilha disse que a truta pode chegar a 15kg, esse é um dos lugares mais bonitos que eu já fui.

2 comentários:

  1. Zéo, que bom que você ligou e atualizou o blog. Estávamos ficando preocupados, de leve. Muito legais as fotos de MP, o lugar parece ser realmente muito especial. Aproveite bestante.
    Por aqui está tudo bem, todos bem.
    Beijo e se cuida, estamos com saudades.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu amor, tava com saudades dos seus relatos! A ilha do Sol é linda e mágica mesmo,só faltou vc postar fotos pra fazer jus ao lugar...
    No mais, muitas saudades!

    Beijão!

    ResponderExcluir