segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cuzco- Machu Picchu

Me demorei a escrever pois os sitios onde estive nao tinham como ligar ou escrever, Cuzco foi uma correria e nao deu tempo, mas aí vai:
Chegamos em Cuzco 6:00am, fomos num albergue chamado estrellita, indicacao do meu guia e que foi o melhor da viagem até agora, barato e alto astral, 15 sol com café. Seguimos para o guiche do trem que leva à Machu Picchu e nao havia mais passagem nem para a semana que vem, custava ida e volta 75 usd, fudeu pensei mas entao lembrei de uma rota alternativa que muitos mochileiros fazem, fomos numa lanhouse pesquisar na net e aqui encontramos um novo parceiro de viagem que nos acompanha faz 7 dias; Gustavo o gaúcho, engenheiro agronomo que está há 7 anos fora do brasil, casado com uma espanhola mora há 6 meses no Panamá de onde veio baixando por terra até Cuzco para ir ao casamento de um amigo em sao paulo, gente fina topou na hora a idéia. Em seguida liguei para o senhor Enrique Sago, sogro de Paolo contato que tio Hélio xaréu me passou, cusqueño engenheiro e historiador logo marcou de nos encontrar em frente a catedral principal da cidade e nos levou para um city tour no seu carro,comprou os tikets de nosso bus e guardou nossas mochilas na casa de sua irma enquanto trilhavamos, ele me chamava de ziiiiño..Durante o dia conhecemos as ruinas de saqsaywama proxima a cusco, tem uma vista panoramica da cidade muito bonita.Já haviamos decidido fazer a rota alternativa e senhor Enrique nos deu uma grande forca explicando tudo direitinho e incentivando pois considera mais proveitosa esta rota que é o seguinte: Pega-se um bus até sta maria, 15 sol,5h passando por povoados pequenos visual lindo ao fundo o nevado abra málaga, daqui toma-se uma van até sta teresa, 10 sol,1:30mim, daqui um taxi 3 sol até a hidroeletrica numa estrada de penhascos e o motorista antes de dirigir se benzeu. Da hidro segue-se numa trilha no meio da mata no rumo do trilho do trem, por 2h até aguas calientes que já é Machu Picchu. Chegamos em Aguas calientes 6:45pm, já escuro mas a trilha é linda demais e tinhamos lanterna, nos hospedamos por 15 sol, jantamos e fui dormir 9:30pm para acordar às 3:30am, somente as 400 primeiras pessoas podem subir ao ponto mais alto do santuário de MPicchu, é uma correria para chegar nos 400, fui o numero 106. Comecamos a caminhar 4:00am, um monte de lanternas faziam o desenho de um enorme enxame de vaga lumes corredores. A porta do parque abriu 4:45am, comecou entao a verdadeira corrida numa subida escrota no breu, 1h de subida alucinada, quando cheguei no topo semi morto um frio do c... e eu suadao. Esforco recompensado, pois ficamos cerca de 1h no santuário vazio, em pouco tempo chegam os onibus que trazem os turistas que nao querem ou podem andar, sao dezenas de bus, 5 mil pessoas por dia visitam MP. É indescritivel, o lugar realmente é sagrado além de possuir ruínas fantasticas da civilizacao inca possui uma energia muito forte, o sitio é indecifravel. Andei todo o santuario, descansei, meditei, andei de novo e por volta das 11ham estava baixando de volta, nao fiz o wyna picchu(ponto mais alto) pois senti uma enorme vertigem num penhasco de MP, além de estar cansado e ter de voltar 2h pela trilha da hidro de novo.
OBS: amanha continuo pois hoje é a despedida do paulista que vai amanha.
Algumas vezes por demorar de postar esqueco de relatar algumas coisas na ordem correta,na noite anterior à Machu Picchu foi aniversario de eduardo paulista, fomos num bar em Cusco chamado 7 angelitos,tomamos umas cusqueñas entre gringos, nativos, coroas de blusao de couro, uma banda de rock"n"roll tocava the doors, stones, the cure..
Chegamos da trilha à MP em Cusco 10:30pm, banhei e dormi alquebrado, no outro dia meu plano era conhecer mais a cidade, até entao só havia conhecido as ruínas de saqsaywama, a plaza central e andado pouco sem destino. Todos tinham que cambiar grana, foi entao que eduardo ao tentar sacar perdeu seu cartao para um caixa automático, fomos no banco e eles nao devolveram porque o mano nao tinha assinado seu cartao, o cara tava duro só tinha o cartao para salvar e ainda me devia e ao gaucho. Depois de uma correria ele ligou para o cartao e por sorte como eu tinha um igual (VTM, visa travel money, cartao de viajante, espécia de travelcheque evoluido) conseguimos transferir sua grana para meu cartao e sacar. Nesse dia conheci o mercado municipal (mercadao),catedral de cusco toda em ouro, museu historico regional que possui vasta colecao de artistas locais e o templo de qorikancha que os espanhóis construiram uma igreja em cima, mas possui um museu subterraneo que tem uma rico resgate histórico do templo, por ironia num terremoto passado a igreja se foi e a estrutura milenar do templo continua de pé, assim é com muitas construcoes coloniais da cidade. Partimos para Puno às 10:00pm deixando para trás um dos melhores albergues da viagem, ambiente mochileiro clima leve e amigável, um americano estava há 10 meses baixando de moto desde a california em direcao ao brasil, uma ruma de motoqueiros franceses vindos da europa nao sei como, um casal de alemaes simpaticos estavam percorrendo de bicicleta a america do sul, Alex frances que ficou no nosso quarto estava de bike pela america do sul há 6 meses e pensa em morar pelo continente, um argentino lendo paulo coelho pirou no raul seixas que botei para ele ouvir..e o dono señor victor, gente boa e seu escudeiro francisco um coroa manco bem escroto, lavei minhas roupas aqui por 3 sol o kilo, já estava sem meia limpa e com a ultima cueca.