sábado, 26 de setembro de 2009

LA PAZ











Acordei 9h no segundo dia aqui um pouco melhor, tomei um demorado banho quente depois de 3 dias sem ver agua no corpo, ajeitei minhas bagagens que estavam esculhambadas e desci para tomar café. Fui a internet, haja vista que só consegui relatar o perrengue uns dois dias depois pois quando relembrava dava-me tontura e postei com atraso a chegada aqui em la paz. Segui para a agencia do proprio hotel e peguei um city tour pela parte sul da cidade e vale da lua, onde conheci a israelita Liath. Realmente fascinante La Paz, muito diferente de todas cidades que ja conheci, muitas montanhas, construcoes inusitadas, transito caotico, populacao ativa e participativa (nos quatro dias aqui vi duas manifestacoes pacificas de milhares de bolivianos que param parte da cidade; uma dos deficientes reinvidicando uma melhor pensao e outra do sindicato dos professores). O city em bus conversivel com duracao de 3h, traducao em portugues no fone de ouvido, onde muito da historia da bolivia e da cidade é passado ao turista. O vale da luna confesso nao ser muita coisa mas valeu a pena. Terminado o passeio fui almocar e para nao fugir a tradicao boliviana fui a uma lanchonete de pollo ( fala-se poio e é frango, a comida mais comum da bolivia) e pedi um. Fiquei de cara pois, quando veio o prato; muitas batatas fritas um pedaco enorme de cocha empanada, com molho de pimenta, catchup e maionese, fiquei esperando o talher e nada, sentei e espiei os bolivianos comendo, para minha surpresa o costume local é comer de mao arrancando os pedacos e levando até a boca, maos a obra entao. Finalizei meu poio e subi andando ate o museo da coca, muito rico de informacoes, historia, biologia, cultura, fotos, drogadicao e tudo mais relacionado a coca, inclusive uma critica ao posicionamento de paises como o EUA quanto a planta seu consumo e sua criminalizacao. Aqui conheci Mario, Claudia e Flavia, ele carioca gente fina e elas soteropolitanas gente fina tambem, andamos um bucado pela cidade, passamos na rua das bruxas, onde se vende de tudo: artesanatos locais , prata, roupas, fetos de lhama, ayahuasca, asa de morcego, cranios de animais, rabo de tatu.... Voltamos ao hotel umas 9h, comemos uma otima pizza, e combinamos de sair para conhecer a noite. Quando estava quase saindo do quarto para minha agradavel surpresa aparece o mano, o Eduardo paulista que comecou a jonada junto comigo. Mario chegou em seguida junto com Claudia e fomos sair (Flavia estava derrubada da noite anterior, Mario frenetico e ela tinham tomado todas). Fomos num bar interessante, ambientado num trem, musica boa e como de costume muito barato, eu nao bebi pois estava no antibiotico. De lá seguimos para o Mangos, uma boate cheia de gringos e playboys bolivianos, muito animada, mas a musica nao era das melhores. O mano se agilizou logo e caio na pista dancando com tudo quanto era tica, e se arrumou com a Melissa. Mario demorou um pouco até o alcool fazer efeito e caio par dentro tambem no veneno, catou duas (o garoto é ligeiro e gogó de ouro). Eu e Claudia ficamos de parte a observar e conversar, muito gay no local e muito homem tambem, impressionante como os Bolivianos sao ousados, secavam a Claudia e assediavam-na muito. Talvez porque as bolivianas sao pouco dotadas de beleza e tambem porque a Claudia é muito bonita. Deixamos os dois lá e voltamos para dormir as 2:30pm. Eu tinha que acordar cedo para ir as ruinas de Tiwanaku, mas nao acordei bem, ao assoar o nariz um pouco de sangue bem vermalho e o catarro que expulsava dos pulmoes tambem com sangue. Fiquei esperando o pessoal acordar para me dar uma ajudinha, mas nada. Entao resolvi ir até uma clinica privada, pois tinha ido no primeiro dia numa emergencia de hospital publico, e como nao melhorei muito achei válido outra avaliacao. Fiquei por lá no oxigenio durante duas horas, tiraram meu sangue e me deram umas duas injecoes na veia. Resultado: o doutor me disse que eu estava com uma infeccao respiratoria e seria bom eu ficar 2 dias me tratando e mais 5 descansando, ou voltar para casa para me tatar. Estou voltando para o Brasil hoje, 8:15pm pego o aviao que me deixará em Sao Paulo domingo e de lá para salvador. Passei a noite anterior no quarto da galera brasileira, que apesar do pouco tempo de contato, sinto que sao pessoas muito positivas e me acolheram com muito carinho, agradeco muito a companhia, conversas e risadas que compartilhei com essas pessoas, o Mario é um jornalista carioca da gema figuraca, a Flavia é turismologa muito atenciosa e divertida mora na centenário se nao me engano e conhece algumas pessoas em comum comigo, a Claudia é pisicologa, mora no rio vermelho, conversei muito com ela que é uma pessoa que me chamou muito atencao. Estou um pouco indignado com minha situacao atual, mas sei de meu limite e que o correto é mesmo voltar, até porque nao sentiria confianca em fazer outras trilhas nessas condicoes. Mas afirmo que é uma interrupcao da viagem, pois pretendo voltar no final do ano e continuar de onde parei, almeijando que amigos e/ou amigas se empolguem e me facam companhia nesta jornada.

3 comentários:

  1. Zéo!
    Cheguei ontem e li todas as suas postagens...
    O importante agora é cuidar da saúde. Estamos todos te esperando, ou melhor, voltando com vc; mas certos de que em breve viajaremos novamente.
    Adorei o blog. Acredito que na próxima viagem teremos vídeo-conferências, fotos, links...
    Vc se tornou um homem informatizado!! rs Só falta ter orkut, twitter, facebook, etc.
    Estamos aqui!!! SEMPRE!!!!
    Beijão;
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Beleza...Zéo.!!!

    Muito showww...a postagem, a noite de La Paz é muiuto agradavel e fascinante...

    ResponderExcluir
  3. Grande Zeinho
    Fique surpreso com o ocorrido com você durante a viagem, que pena,mas creio que os poucos dias que viajou serviu como uma bela experiência. Fiquei feliz pelos seus relatos, é o começo do seu livro, já percebeu isso. Muitas estórias minuciosamente escritas e que pode ser acrescida de muitas fotas, anotações, etc. Que sufoco na altitude e deserto? Continuo torcendo por você, quem sabe a viagem em outro momento e em outro roteiro subindo mais devagar, passo a passo, step et step. Grande Abraço e agora vou ficar ligado no seu blog.

    ResponderExcluir