terça-feira, 22 de setembro de 2009

PERRENGUE DOS BRABOS
















Pois é acordamos em sanjuan, que parece uma cidade fantasma tomamos café e partimos rumo as lagunas, no caminho comecei a sentir uma sensacao ruim, mas nada de mais pensei eu. O grupo: Gregorio o motorista e guia, bete a cozinheira, San Felipe, Ben e Julian os jovens belgas amigaveis. Visitamos a laguna blanca, fantastica, no meio do salar, recortada por serras e vulcoes, agua clara. Depois fomos a laguna honda de cor mais escura verde esmeralda, onde vivem passaros enormes, flamingos e uma sorrateira raposa peluda que cliquei avancando no rango de uns gringos. Já sentia perfeitamente que o mal da altitude estaria a me esperar quando bobea-se, mascava folhas sem parar e tomava mates de coca e de outra erva que dizem ser boa. Lembrei de um pensamento que tive no vulcao tunapa: se o passeio acabasse aqui me daria por satisfeito, eu estava certo e nao sabia. Seguimos rumo a arvore de pedra, uma regiao onde formacoes rochosas criam desenhos loucos no meio do deserto. Já havia acordado comigo que nao seguiria, falaria com gregorio para deixar os gringos na hospedagen e pagaria uma grana para ele me trazer de volta a san juan, estava bastante tonto e com dificildade de respirar, tomei minha ultima soroche pils umas 3h pm. Quando abordei gregorio ele me disse que era impossivel, muito longe e a noite nao ha como se locomover. Fudeu pensei, mas nao era nada em comparacao ao que me esperava. Quanto mais subiamos o ar escasseava para meus pulmoes, chegamos na laguna colorada onde quedariamos, essa sim é a mais bonita das lagoas, vermelha entre vales altos da cordilheira andina, repleta de flamingos vermelhos(mais de 1000) e isso num fin de tarde. Já tinha certeza que a noite seria pessima, mas antes da janta estava um pouco melhor e fiquei ouvindo musicas belgas e apresentando musicas do brasil para os caras. O Ben chegou a oferecer Diamox, remedio para altitude, porem contem sulfa e sou alergico. Teria que segurar a onda com mates e folhas. Quando fui ao quarto que era compartido com nós quatro senti o primeiro golpe do soroche; tontura e falta de ar forte, deitei mas nada de melhorar entao resolvi sair, e maximo que consegui foi sentar na porta do quarto. Ai os belgas vieram junto com o gregorio e viram que era serio, nao conseguia pensar direito nem me levantar, estava quase desmaiando. Tentaram buscar oxigenio pelo povoado mas nenhum grupo havia trazido. Por coincidencia e sorte um grande grupo de franceses que se alojaram na mesma hospedagem que eu vieram me ver, todos medicos, dermatologistas mas medicos, tentaram de cara me dar um medicamento que tinha sulfa, mas com minhas fracas forcas pedi ao San Felipe, o belga que tinha lido a bula do diamox, que lesse a bula e dito e feito continha sulfa. Nesse momento já estava deitado ouvindo e vendo tudo turvo e muitas pessoas a minha volta, mas tinha consciencia da minha situacao. Um dos franceses me deu um quarto de um medicamento que botei em baixo da lingua, outra francesa tomou meu pulso e outra me colocou sentado e examinou meu pulmao, pois o risco de edema pulmonar era grande. Respirava ofegante como uma cobaia prestes a ser executada, meu nariz bloqueado e um frio de nada menos que 14 graus negativos, meu corpo todo tremendo e eu tendo varias alucinacoes. Os santos medicos franceses me acalmavam a toda hora dizendo para eu me tranquilizar que nao havia risco de edema e que já apresentava um quadro melhor com o rosto e labios corados. Eu juro que pensei varias vezes que nao conseguiria sair dessa, nunca senti falta de algo tao essencial como o oxigenio. O frio era um castigo a mais além do mal da altitude, gregorio trouxe uma pet de 2 litros com agua fervendo e colocou junto ao meu corpo, senti uma melhora instantanea. Os franceses ficaram ali comigo até que dormisse, mas foi dificil. Devo ter adormecido alguns minutos quando subtamente despertei sentindo falta de ar forte e dores no peito, comecei a chamar os amigos belgas, eles demoraram a levantar dizendo para me acalmar, mas eu insistia que nao, que devia chamar os franceses no quarto ao lado, ai meus amigos só falava portugues e pedia pelo amor de deus para sair daquela situacao. Vieram duas medicas me deram chá quente pois minha boca etava ressecada, me acalmavam dizendo que eu nao estava só, seguraram minha mao durante anoite toda falando comigo enquanto tinha alucinacoes intercaladas com consciencia. Chorei de medo, mas consegui adormecer respirando pela boca com dificuldade. Acordei no outro dia agradecendo a todos e pedindo desculpas pelo ocorrido, mas desculpas porque pensei eu agora, quem quase se fodeu foi eu. Pensava: estou no meio do deserto, a 4.300m de altitude, frio de 14 negativos nessa situacao e sozinho, nao vou conseguir me salvar. Mas pressinto que sou um rapaz de sorte, sou jovem sao e forte e desconfio que deus é brasileiro e anda comigo. Vou para La paz hoje 8h, estou resfriado e um pouco fraco, descansei ontem aqui em uyuni e hoje sigo a La paz pois é uma capital e posso ficar mais tranquilo, mas digo: estou bem gracas aos franceses e as energias positivas de meus amigos e familiares.

7 comentários:

  1. Oi sr.
    Todos os dias rezo para o seu anjo da guarda. Acredito q está ao seu lado, te protegendo. Não perca a empolgação da viagem. Divirta-se! Fica c/ Deus (e com os anjos...)bjão
    janny

    ResponderExcluir
  2. Ola...Brother..esta situacao foi sinistra,mas ainda bem que vc esta firme e forte...
    ate mais...

    ResponderExcluir
  3. Colé man... confesso que fiquei muito assustado com seu texto. Não tem um remédio pra altitude que não contenha a tal sulfa?
    Tente descansar um pouco em La Paz, vc deve estar debilitado, além de resfriado. Depois de se recuperar, siga viagem ,que você é coro de rato tá ligado rei???
    Zéo, continue escrevendo com frequencia!
    Espero que daqui pra frente as suas notícias sejam agradáveis!!
    Um grande ABRAÇO,
    Maurição!

    ResponderExcluir
  4. Porra Zéo!! Eu e seu irmão ficamos de cara agora!! Muito preocupados com você e preocupados tb com seu pai e sua mãe ao ler isso!
    Estamos mandando muita positividade para vc ai! Se cuide!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Pois é Zéo, tudo já foi dito, estamos com você, escreva. Quando vc estiver próximo a um telefone ligue a cobrar para o meu celular 9965 9308, a qualquer hora. Gostaria de falar com você.

    Respire fundo... e vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  6. eiii garoto fui lende e esperando que o final fosse escrito por vc, q susto! é o corpo sente a chegada de coisas novas! as viagens sao feitas para viajar tambem! se cuide e acredite q deus é brasileiro e ta de rolê ai com vc!
    respire fundo e pe na estrada! beijao!!

    ResponderExcluir
  7. Coro de rato?!?

    To aqui com vc irmão!!!

    Continua mandando noticias!

    "Andar com fé eu vou... que a fé não costuma faiá "

    Abração!!

    Kiko moaytai

    ResponderExcluir